Torrinha é acessível pela SP 197, rodovia que liga Brotas a São Pedro via Torrinha e pela SP 304, que liga Jaú e Dois Córregos a Santa Maria da Serra via Torrinha..
Historicamente a ocupação da região onde está localizada a cidade de Torrinha teve orígens nos séculos XVII e XVIII com a finalidade de abastecer e abrigar os tropeiros durante sua busca pelas riquezas do interior.
José Antunes de Oliveira é considerado o fundador da cidade ao ter doado uma área onde foi construída a capela de São José, onde atualmente está a igreja matriz da cidade. O desenvolvimento econômico se seguiu no século XIX com o ciclo da cana de açúcar e posteriormente com o ciclo do café.
Atualmente a economia do município tem característica agrícola e, mais recentemente, empresários locais buscam no turismo uma alternativa para o desenvolvimento sustentável de Torrinha, uma vez que o município conta com atrativos naturais, religiosos, culturais e gastronômicos além de localização privilegiada, próxima a grandes centros urbanos.